Espaço INTEGRAR

Minha foto
São Paulo, Sudeste, Brazil
Maria Amália Forte Banzato- Educadora, Psicóloga Social com especialização em coordenação de grupos operativos pelo Instituto Pichon Rivière, Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa e Consultora pedagógica e educacional. Maria Leila Palma Pellegrinell - Educadora, Mestre em educação, Especialista em coordenação de grupos pelo Instituto Pichon Rivière, Consultora pedagógca e educacional e Professora universitária.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS CURSOS.




VENHA PARTICIPAR!!!


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Curso "A sala de aula da perspectiva da Pedagogia e da Psicologia Social Pichoniana

O que é a Escola, senão um espaço de convivência e de “aprendizagens” de conteúdos formais, emocionais, atitudinais, relacionais? Para que assim seja efetivamente, o educador necessita olhar a sala de aula a partir de uma perspectiva mais ampliada e posicionar-se como líder gerenciador dos múltiplos processos de aprendizagem que nela acontecem.

A relação com o outro é referencial indispensável para que o aluno se aproprie do conhecimento e se construa como pessoa. Reconhecer-se e reconhecer a presença de outros se constitui em eixo de um aprender no qual o aluno se transforma ao transformar o campo de relações no qual vive.

O professor não “dá” aula para um agrupamento de pessoas, tampouco para cada uma, mas lidera um processo grupal cujos propósitos são o aprender, o aprender-se, o aprender com o outro e o aprender a conviver. Os saberes e os não saberes circulam na classe e todos aprendem com todos. Neste sentido, o educador é líder transformador de uma proposta pedagógica voltada à formação de atitudes quando considera as especificidades humanas que se expressam na sala de aula. Desenvolver um olhar para a sala de aula enquanto um micro sistema cujas partes se interligam, capacita o professor para interpretar o processo da aprendizagem dos alunos e também as suas atitudes, dando-lhe condições efetivas para intervir a favor da aprendizagem, do fortalecimento das individualidades e do grupo classe.

A reflexão, a discussão, o questionamento e a troca permeiam o processo dessa nova turma. Acompanhe o processo e as produções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário